Home QuadrinhosArco Crítica | Invencível – Vol. 17: O Que Está Acontecendo?

Crítica | Invencível – Vol. 17: O Que Está Acontecendo?

A eterna guerra dos sexos.

por Kevin Rick
4,6K views

O décimo sétimo volume de Invencível é a história mais diferente da série, pelo menos neste momento. A abordagem do texto de Kirkman é até similar a outros volumes ao trazer uma narrativa que explora dinâmicas de relacionamento e temas maduros nas entrelinhas da vida louca dos heróis, mas o autor traz protagonistas diferentes: Rex, o Robô, e Amanda, a Garota-Monstro. Mark e Eve também entram no meio das DRs, assim como Zandole, o substituto de Invencível, mas são elementos tangenciais na tragédia romântica de Rex e Amanda na dimensão dos Flaxans.

Apesar de estar revisitando a obra, me lembro perfeitamente da minha primeira leitura e do quanto estava curioso para saber o que aconteceu com os dois personagens no seu período fora da Terra. Kirkman dá poucas pistas, mas indica que algo intenso ocorreu enquanto o casal estava naquele território, considerando seu súbito afastamento e intensas discussões. Descobrimos, então, que eles passaram 700 anos (!) na dimensão, sendo escravos, rebeldes e monarcas, reconstruindo aquela civilização e mudando a trajetória do império Flaxan – também aprecio como um grande estopim para a aventura dos dois é uma referência lá atrás de quando Nolan invadiu a dimensão, fazendo um círculo narrativo completo bem bacana.

É estranho ver um volume quase inteiramente desfocado de Mark e seus membros familiares, ainda mais após os desdobramentos bombásticos do volume anterior, mas a mudança é mais do que bem-vinda, explorando os coadjuvantes da série para além das costumeiras subtramas. Para isso, Kirkman desenha a narrativa em paralelo, contando o passado em Flaxan ao mesmo tempo que desenvolve um novo conflito no presente. Gosto bastante de como o autor amarra as duas linhas através de uma nova invasão, fazendo com que o flashback tenha causa e efeito no novo conflito. Além disso, há uma ótima montagem e distribuição de tempo entre os dois períodos, sem nenhuma trama engolir a outra, contendo ainda diferentes artes de Ryan Ottley e Cory Walker para cada espaço temporal, todos elementos que tornam a leitura fluida e dinâmica. O fato de Kirkman também explorar conflitos de casais (ainda que superficialmente) com Mark e Eve, e Zandole e sua namorada, também conecta a história tematicamente – além do interessante drama de perda de poderes do protagonista. Sem dúvidas, um volume muito bem pensado e arquitetado.

No entanto, a história de Rex e Amanda é corrida e um tantinho didática, com Kirkman se dispondo de muita narração em off e várias elipses para atravessar sete séculos de relacionamentos e eventos sociais. Confesso que até contemplei a ideia de um spin-off da trama explorando com tempo e profundidade o relacionamento do casal e a mitologia desta dimensão – pega essa dica Prime Video. Mas Kirkman consegue dar peso dramático mesmo em suas limitações narrativas, criando momentos de aventuras emocionantes e disputas internas pesadas, novamente trazendo elementos maduros (traição e abandono de um filho) à série, além de uma reviravolta fantástica para um dupla de personagens super interessantes, especialmente Rex.

No fim, se não fossem as pequenas inserções da história de Mark e a narrativa principal da obra – inseridas de maneira orgânica e com naturalidade, diga-se de passagem -, O Que Está Acontecendo? nem parece um volume da série em si, o que torna o título ironicamente perfeito. Kirkman se distancia ainda mais do gênero de super-herói, mergulhando em ópera espacial e ficção científica, num cenário que novamente flerta com tramas palacianas – aliás, a arte de Walker se estabelece perfeitamente nessa zona mais fria e menos lúdica. Enfim, o volume é basicamente um interlúdio de uma história trágica e romântica, moldada por camadas incríveis de guerra, monarquia, autoritarismo, rebelião e política. Faltou tempo para Kirkman tirar mais substância desses elementos e explorar com profundidade tanto o relacionamento quanto a situação, mas ele nos dá uma palinha fascinante e uma leitura bem-elaborada, seja narrativamente ou visualmente.

Invencível – Vol. 17: O Que Está Acontecendo (Invincible – Vol. 17: What’s Hapenning) – EUA, 2013
Contendo:
Invencível #91 a 96
Roteiro: Robert Kirkman
Arte: Ryan Ottley, Cory Walker
Colorista: John Rauch
Letras: Rus Wooton
Editora original: Image Comics
Páginas: 198

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais