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Crítica | The Flash – 8X07: Lockdown

The Flash parece que quer mudar o status quo, mas não sabe como.

por Davi Lima
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  • Há SPOILERS deste episódio e da série. Leia aqui as críticas dos outros episódios.

lockdown It’s called poker face, Allen. – Captain Kramer

 

A dinâmica toda do episódio Lockdown se baseia num drama pessoal de uma personagem refletido em outra pessoa. Entre Caitlin e Kramer, elas duas espelham um problema em Frost e em Flash, respectivamente, até  entenderem os seus próprios problemas. Para isso, Mark e Barry são os personagens de apoio nessa mudança de pensamento delas, terminando o episódio com um gancho de um arco maior sobre viagem no tempo, provavelmente.

Refletindo sobre essa dinâmica há algumas qualidades, como a organização da montagem das cenas e as gravações das cenas de diálogo seguindo a linguagem de cada momento de Caitlin e Kramer. Tudo parece bem tranquilo de se assistir. No entanto, esse movimento das personagens contém uma morosidade dentro de um esquema de episódio episódico da série. Sabemos que The Flash é formada por essa linha de construção, em que há um problema na cidade, um vilão antigo, e a partir disso temos a trama. Só que em Lockdown existe um literalidade nisso tudo, como se chegando na oitava temporada a série estivesse desenvolvendo ainda mais como ser parecido com as HQs do Flash, em seu romance mais imediato – como dizia Humberto Eco sobre os quadrinhos de super-heróis. Isso por um lado é bom, tanto visualmente, com as botas de um Flash original, quanto uma demonstração da evolução do personagem. Por outro lado isso é uma espécie de poker face para criar uma outra grande super trama novelesca para a temporada que aguardamos.

Lockdown não se esforça tanto para adaptar a novela de Caitlin com a história de Kramer, envolvendo dilemas meta-humanos e um assalto na estação de polícia. The Flash naturalmente consegue incorporar um drama entre irmãs, Frost e Caitlin, sem nenhuma relação com o perigo eminente de Goldface, que quer roubar uma arma poderosa. Isso já se sabe há muito tempo. Ainda assim, o começo do episódio tem Chester reafirmando basicamente como The Flash é sobre esse cotidiano de vigiar a cidade, ao mesmo tempo que ele mesmo se desliga disso para fazer uma live e ficar conversando com Allegra. Isso acontece porque esse novo ano da série implementou a ideia de Barry Allen em outro nível de poder, nos entregando a confiança heroica que alguns já leram nos quadrinhos. Até mesmo algumas cenas da série estão buscando uma simultaneidade de ações que as HQs conseguem fazer, como Allegra ao fundo reagindo a Chester, entre outros efeitos citados nas críticas que fiz dos episódios do evento Armageddon.

Então, existe uma perspectiva de mudar o status quo, usando a questão episódica para incorporar problemáticas do heroísmo, como Flash resolvendo crimes e Kramer reclamar das provas desses crimes, assim como Barry se empolgando com seus poderes. Mas ao mesmo tempo tudo ainda se mantém no mesmo status da dinâmica de dois dramas correlacionados, mantendo a segura maneira da série compreender que sua qualidade vai ser desenvolver personagens, como Caitlin e Kramer. A morosidade de Lockdown vem, assim, de uma indecisão.

Alguns espectadores reclamam quando The Flash se entrega a um romance brega novelesco, além das reclamações acerca dos efeitos visuais, quando a série tenta criar um escopo maior. Outros vão dizer que a série precisa ser menos afetada, pois de fato o final da temporada 7 misturou Power Rangers com Star Wars. Mas nem sempre é assim. Logo, episódios como esse da semana parecem criar algo apenas para distrair para um grande evento, sem de fato dar ênfase no heroísmo dramático novo de Flash.

Cria-se, por isso, um ar de mediocridade em Lockdown, tentando medir os limites que The Flash já fez com algo super dramático ou algo muito quadrinesco. Se a série já mistura isso e ainda não conseguiu incorporar dramas de duas personagens sem precisar criar divisões de cenas que se auto expliquem, tomando tempo sobre a trama heroica de Flash, realmente The Flash não evolui, apenas corre para ter mais um episódio mais uma semana tranquilo de assistir. Creio que a conversa de Joe e Barry repensando a relação de Kramer com o Flash, no fundo, seja a roteirista pensando em como a produção pode evoluir, afinal. Ao menos agora Kramer sabe a identidade secreta de Flash e tem contato com ele por uma chamada de super-heróis, bem típico de quadrinhos. Não era sobre isso o episódio?

The Flash – 8X07: Lockdown — EUA, 16 de março de 2022
Direção: Stefan Pleszczynski
Roteiro: Christina M. Walker
Elenco: Grant Gustin, Candice Patton, Danielle Panabaker, Danielle Nicolet, Kayla Compton, Brandon McKnight, Jesse L. Martin, Carmen Moore, Damion Poitier, Jon Cor, Andres Soto, Stephanie Izsak, Eduard Witzke, Anthony Joseph, Romeo Reyes, Jag Bal, Drew G. Sicard, Derrick DeVilliers
Duração: 43 min.

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