O Velho Testamento (2014) foi o segundo Especial de Natal do Porta dos Fundos, mas é um projeto que não tem lá muita coisa a ver com o Natal não. Além de ser uma das abordagens religiosas mais leves que o grupo já fez nessas ocasiões. Trazendo Inri Cristo como convidado especial, a produção é mais ou menos costurada por uma “atmosfera natalina” apenas pela presença desse “Filho de Deus” no vídeo, respondendo algumas perguntas sobre a Bíblia, sobre os milagres, sobre as doutrinas da religião e falando de concepção sobre o Natal.
Diferente de Videografia Não Autorizada de Jesus Cristo, o Especial do ano anterior, os cortes entre as esquetes aqui fazem total sentido para a continuidade da narrativa e ligam-se de maneira orgânica ao conteúdo do que os pequenos curtas mostram. Inri Cristo abre o projeto falando de sua opinião sobre o sentido do Natal (nada elogiosa, por sinal). Por ser uma figura com um caráter memístico em nossa sociedade (embora tenha, de fato, respeito no meio de um determinado grupo), o seu uso aqui é bastante interessante: encerra algo humorístico e ao mesmo tempo “legitima” a tag de “Especial de Natal”, mesmo que o enredo, como eu já disse antes, não seja verdadeiramente natalino.
O título do projeto fala exatamente aquilo que encontraremos ao longo desses 22 minutos: histórias ligadas ao velho (ou antigo) testamento da Bíblia. Mais especificamente, temos aqui algumas histórias-chave do Livro do Gênesis, a saber, a história de Noé (no contexto de construção da arca), que é o meu bloco favorito da obra; a história de Abraão (no contexto em que Deus o provou, pedindo que sacrificasse o seu filho Isaque) e a história de Moisés, dividia em diferentes momentos, de sua escolha por Deus até o momento em que ele está diante do Mar Vermelho e “opera o milagre” de abertura, fazendo o povo de Israel passar — o bloco que Porchat mais perdeu oportunidade de fazer boas piadas e criar bons elementos satíricos.
Além desses atos, temos um esquete inicial que é totalmente deslocado da proposta, mas que tem sua graça. Nele, vemos um grupo de pessoas trabalhando, e uma mulher começa a duvidar da existência de Deus, que aparece várias vezes para provar que existe. Claramente o roteirista e ator Fábio Porchat concebeu a ideia e gostou demais dela para tirar do projeto, mesmo que não faça verdadeiro sentido para ser uma história num Especial natalino que foque “exclusivamente” no Velho Testamento. Como se vê, há uma bagunça de concepção do enredo, mas a unidade geral entrega o que promete, e de modo interessante.
De todos os Especiais do grupo, certamente é o mais solto em suas intenções e um dos que mais tem momentos engraçados — mesmo que isso, para “padrão Porta dos Fundos”, não seja lá muita coisa.. Pelo menos não nos Especiais de Natal.
Porta dos Fundos: O Velho Testamento (Brasil, 2014)
Direção: Ian SBF
Roteiro: Fábio Porchat
Elenco: Fábio Porchat, Inri Cristo, Gabriel Totoro, Thati Lopes, Rafael Infante, Julia Rabello, Antonio Tabet, Bruno Jablonski, Luis Lobianco, Gregorio Duvivier, Babu Santana, João Vicente de Castro
Duração: 22 min.